Envie-nos um e-mail: contato@toribio.com.br
LIGUE: (18) 3641-1149
FRETE GRÁTIS
Para Araçatuba e Região
Blog
Ergonomia e bem-estar em seu trabalho
2 de Maio de 2017     (Ergonomia)

O que é Ergonomia?
 
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. "A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida." (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969).
 
A ergonomia vem auxiliando no aumento da produtividade das empresas e também na qualidade dos produtos oferecidos ao mercado, influenciando diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores, quando a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais. Os Ergonomistas contribuem para o planejamento do projeto e a na avaliação das tarefas, seus respectivos postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas tornando-os compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos usuários.
 
Onde está a ergonomia na Cavaletti?
 
Quando o tema é "Ergonomia para Cadeiras de Escritório", fala-se em projetar uma cadeira que entenda o ser humano em todas os seus aspectos, com o objetivo de atender as necessidades individuais de cada um de seus usuários. 
 
Para traduzir esta individualidade, pensa-se em produtos que contribuam para o conforto através de uma variedade de características, considerando todos os ajustes que podem ser inseridos em um projeto de cadeiras. Pois estes ajustes traduzem de forma mais clara a preocupação com O SEU CONFORTO, partindo do principio que não somos iguais, possuímos tamanhos e necessidades diferentes.
 
Conscientização Ergonômica:
 
Recomenda-se a postura neutra, pois ela estará mais próxima à fisiologia do corpo humano, neste sentido é importante avaliar as características da sua cadeira.
 

BASE DA CADEIRA:
 
Estabilidade fundamentada em cinco pés: rodízios que possibilitem a movimentação e a estabilidade necessária para suportar a carga do seu corpo;
 
• Assento com regulagem de altura: para atender a diferentes alturas;
• Superfície de Revestimento do assento: Plana para facilitar a circulação;
• Borda Frontal do Assento: arredondada para facilitar a circulação;
 
APOIOS:
 
Encosto: perfil do encosto fundamentado nas curvaturas da coluna vertebral, com possibilidade de regulagem de altura e profundidade a fim de apoiar e respeitar a coluna vertebral de cada usuário. A regulagem da altura do encosto também permite proporcionar maior liberdade de movimentos adequando-se integralmente a postura.
 
• Apoio para Braços: eles auxiliam na função de sustentação com objetivo de aliviar a tensão sobre ombros e coluna cervical, deve-se observar sua utilização para funções onde há liberdade e espaço para movimentação.
 
• A cadeira deve ser regulada a fim de que os pés estejam apoiados no chão, caso isto não seja possível deve-se utilizar o apoio para os pés.
 
Orientações Gerais:
 
• Evite cruzar as pernas quando estiver sentado; 
• Alterne sua postura e movimente-se sempre que possível; 
• Realize pequenas pausas e alongamentos direcionados por profissionais capacitados durante sua jornada de trabalho;
• Mantenha seus objetos dentro da área de alcance;
• Verifique se não há nenhum objeto que possa atrapalhar sua aproximação junto ao seu posto de trabalho;
• Considere aspectos ergonômicos em seu ambiente de trabalho incluindo mesa, iluminação, ventilação, posição e área de alcance dos objetos.
• Procure orientações caso tenha alguma dúvida sobre a funcionalidade do produto. Faz-se necessário saber se é adequado a função que você realiza.
• Verifique se o produto está certificado e atende as normas dispostas na ABNT:NBR 13962:2006 (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a NR 17 ( Norma Regulamentadora 17).
• O certificado deve ser emitido por OCP (Organismos de Certificação de Produtos) acreditado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia) e a Análise Ergonômica de Produto deve ser realizada por ergonomista certificado. 

 

Fonte: www.cavaletti.com.br/empresa/detalhes/ergonomia/

Ana Paula - 29/05/2017 - 11:28

Adorei a matéria, parabéns.


Rafael de Souza - 23/05/2017 - 10:26

Adorei a materia sobre ergonomia, vamos cuidar da saúde.


* * *

Receba Novidades:
Encontrem-nos também em: